Registrados 1.248 casos suspeitos de microcefalia em 13 estados



By
Orange Life
28 agosto 14
0
comment
news7

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff pediu nesta segunda-feira que o ministro da Saúde, Marcelo Castro, reúna pesquisadores para discutir o surto de microcefalia que atinge bebês no Nordeste. Na reunião de coordenação com seus principais ministros na manhã desta segunda, Dilma também determinou que seja criado um grupo de trabalho interministerial coordenado pela Casa Civil para acompanhar o caso.

Uma campanha de alerta à população será lançada para informar como a doença pode ser transmitida, pelo zika vírus, e como prevenir. Segundo o ministro Edinho Silva (Comunicação Social), como é a primeira vez que ocorre um surto com essas características, era impossível prevenir. Para ele, a situação preocupa, mas não é o caso de se criar alarde.

— Não tem que se criar nenhuma ambiente de alarde além do que a situação requer. Nós precisamos contar muito com a imprensa para levar as informações corretas à população. É uma questão nova, é a primeira ocorrência na história da medicina. Era impossível medidas serem tomadas de forma preventiva — afirmou Edinho.

Ele disse que como se trata de uma questão de saúde público, recursos serão liberados de acordo com a necessidade. Ele não soube detalhar quanto o governo estaria preparando para disponibilizar para lidar com o surto.

— Os recursos têm que ser destinados para que a gente enfrente uma questão como a da microcefalia, esta é a vontade da presidente — disse.

O mosquito Aedes aegypti, que transmite o zika virus, é uma das suspeitas investigadas sobre a causa do surto no país. O mosquito é o mesmo que transmite a dengue.

 

Link: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/registrados-1248-casos-suspeitos-de-microcefalia-em-13-estados-18179942

 

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>