huffpost – Chegou o teste de HIV de farmácia

Chegou o teste de HIV de farmácia: veja cuidados a tomar antes de fazê-lo

Em geral, especialistas vêem o teste com simpatia, mas têm muitas ressalvas para que ele tenha um bom uso social.

Não havia garantia de vida normal ou sequer de sobrevivência. Há 23 anos, quando Sílvia Almeida descobriu ser soropositiva, “era pegar o resultado, ir pra casa, ajoelhar e rezar”. E entre sacar a ampola de sangue e saber o resultado do exame, ela teve que esperar três meses durante os quais dormiu com as angústias de que talvez ela e os filhos, como o marido, fossem portadores do vírus do HIV.

“Pra mim, o preconceito que eu iria enfrentar nem entrava na conta. Eu tinha que sobreviver, pelos meus filhos. Mas, para algumas pessoas, o preconceito é o mais insuportável”, comenta ela que, hoje, aos 53 anos, é consultora em prevenção ao HIV e à AIDS. “Na hora de receber o resultado de um teste de HIV, cada pessoa é um universo.”

Nesta semana, Sílvia terá que ajudar as pessoas a lidar com um desafio diferente do que ela enfrentou: chega hoje ao Brasil o primeiro teste de HIV de farmácia aprovado pela Anvisa. E com ele, vêm os desafios de se descobrir, sozinho e sem acolhimento, ser portador de um vírus ainda cercado de estigmas.

Enquanto a Organização Mundial da Saúde vê o teste como um avanço na prevenção ao HIV, alguns especialistas têm olhado para o exame com receio: afinal, o que garante que as pessoas, após receberem o resultado, buscarão um tratamento adequado? Será que elas entenderão que as perspectivas de vida já são muito boas ou vão ceder ao desespero e à depressão?

“Quem faz o teste de farmácia precisa entender que o diagnóstico não é o final da vida, mas um recomeço”, pondera Sílvia.

“Eu trabalho em um centro de testagem e, mesmo dando a notícia com todo o cuidado e capacitação, pego casos de pessoas que são encaminhadas para tratamento e nunca aparecem – chegam até a mudar o número de telefone para não serem encontrados. Imagine se recebessem a notícia sem nem mesmo esse acompanhamento?”

 

Saiba mais em : http://www.huffpostbrasil.com/2017/07/04/chegou-o-teste-de-hiv-de-farmacia-veja-cuidados-a-tomar-antes-d_a_23016148/

Posted in: